Similaridades primeiro
Entender por que estes dois termos são tão confundidos pode nos fornecer a fundação para o entendimento das diferenças. Os dois, sobrevivencialistas e preparadores, tem uma atitude mental positiva quando se trata de não somente sobreviver a um desastre (natural ou feito pelo homem) mas também superá-lo com facilidade. Os dois grupos tem o desejo de viver a vida da forma que preferem e não querem depender dos outros quando se trata de eventos imprevistos.
Os preparadores
Os preparadores geralmente podem ser descritos como aqueles que tem interesse em manter certa qualidade de vida e nível de conforto durante e depois de um desastre. Por meio de planejamento avançado e intenso, preparadores estocam suprimentos para a família inteira visando estarem prontos para desastres de curto e longo prazo.
Os estoques tendem a ser bastante expressivos dependendo da seriedade do preparador
Preparadores geralmente visam sobreviver por meio da auto suficiência e produção doméstica, dependendo menos de contribuições externas. Por exemplo, em uma situação de emergência, o preparador que precisasse de papel higiênico acessaria seu estoque de um ano do produto.
Este é o típico quintal de um preparador, muito produtivo!
A maior premissa do preparador é a defesa de seu território. Geralmente os preparadores confiam em um modelo de defesa estilo “fortaleza” e não pretendem sair de sua localidade, visto que seu estoque está centralizado no máximo em dois locais diferentes. Esta é a maior força e também fraqueza dos preparadores.
Os sobrevivencialistas
Sobrevivencialistas geralmente levam a auto suficiência à um novo nível. Isso inclui preparações para viver e se adaptar em qualquer lugar em que estejam. Sobrevivencialistas trabalham para entrar em conformidade com as condições que têm em mãos e visam criar uma forma de viver no ambiente em que estiverem inseridos.
O militarismo é bastante presente na ideologia sobrevivencialista
Os sobrevivencialistas trabalham para aprimorar suas habilidades em extrair comida e água da terra, caçar e rastrear, criar abrigos com o que há no local e se orientar em condições pouco amigáveis. Sobrevivencialistas se concentram no estilo de vida emergencial e minimalista. Por exemplo, um sobrevivencialista que precisasse de papel higiênico saberia qual planta da redondeza poderia servir como um substituto efetivo.
Dentro desta categoria podemos encontrar aqueles que mesclam a defesa da propriedade com a possibilidade de nomadismo. Geralmente os sobrevivencialistas são muito ligados à ideologia armamentista e apesar de basearem-se também em estoques de suprimentos, confiam em suas habilidades para conseguir suprimentos em quaisquer condições possíveis utilizando os meios necessários.
O deslocamento para busca de recursos é algo já planejado para um sobrevivencialista
Aqui infelizmente também entram os “conspiratórios” e “apocalípticos”, que acreditam em teorias duvidosas e profetizam o final do mundo. Também adiciono os “sonhadores”, que acreditam ter capacidade de sobreviver a todas situações e baseiam suas preparações em premissas completamente fantasiosas.
Pontos extras de diferenças entre os dois tipos:
Lembrem-se que aqui estamos generalizando para formar uma impressão geral dos dois tipos Pode ser que você discorde com algumas condutas ou pensamentos expostos abaixo, porém tais declarações foram feitas baseadas no que se pode observar na maioria de pessoas de cada grupo.
Grupos: Preparadores tendem a dar mais importância à comunidades e grupos, sobrevivencialistas são mais individualistas e fechados em seus núcleos familiares;Defesa: Se você conhecer um sobrevivencialista, a primeira coisa que ele irá lhe mostrar é a coleção de armas dele Sobrevivencialistas são armamentistas de sangue e acreditam em defesas das mais diversas formas (como arcos, balestras e afins), pode-se dizer que são muito focados em defesa e ataque. Preparadores são mais controlados e visam ter recursos de resistência mais equilibrados e foco muito pesado na estratégia por trás do sistem
Nenhum comentário:
Postar um comentário